Esta é a série 5 coisas, aqui você verá 5 coisas sobre um assunto aleatório. O Assunto de hoje é: 5 Curiosidades sobre o universo.
Se você quer que falamos sobre uma coisa que você quer comente nesta página.
5 Curiosidades sobre o Universo
Estes corpos são formados por um buraco negro supermassivo que absorve a matéria de estrelas "próximas" (são tão fortes que absorvem a matéria à anos-luz de distancia). Essa absorção ocorre de uma forma bem interessante: o material estelar em vez de ir diretamente para o centro do buraco negro, faz um caminho em espiral em volta dele antes de finalmente chegar no interior do buraco negro, essa espiral é chamada de disco de acreção, e gira em altas velocidades que o aquece à temperaturas superiores às mais quentes estrelas do universo! Esse movimento libera vários tipos de ondas eletromagnéticas, e é o que causa o intenso brilho dos quasares.
2 - O universo é feito basicamente de energia
formado apenas de espaço e energia. Explicando melhor, o universo é feito de vários tipos diferentes de energia: calor, eletricidade, luz , movimento(energia cinética), são todos alguns tipos de energia. Mas e a matéria?
A matéria é simplesmente outro tipo de energia, sim, eu, você , qualquer coisa que tenha massa é basicamente, energia. E essa energia pode ser convertida para outros tipos e vice-versa. Um exemplo é disso é a velocidade de um corpo e sua massa: quando a velocidade de um corpo aumenta, sua massa também aumenta, mas o aumento é imperceptível em velocidades normais para nós, o aumento só é percebido em velocidades próximas a velocidade da luz no vácuo (cerca de 300 milhões de metros por segundo).
Isso também pode ser visto em uma bomba atômica. Esse tipo de bomba converte alguns gramas de algum material em trilhões ou até quatrilhões de joules! (cada grama de matéria equivale à 90 trilhões de joules ou 90 Terajoules).
3 - A energia total do Universo não varia
E se "criarmos" energia transformando uma certa massa em energia, como a Relatividade de Einstein diz ser possível, isso aumentaria a "energia total" do universo, certo?
Errado, como a própria Relatividade Restrita diz, a massa é apenas um tipo especial de energia, ou seja, você converterá um valor qualquer de massa e um equivalente em energia retornará, mantendo o equilíbrio energético do universo.
4 - Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra
Para quem não sabe, o universo é a parte circular do universo que um observador pode ver, é a distância máxima que podemos ver. Existem lugares tão longe de nós(o observador), que desde o Big Bang até hoje, não houvera tempo para que a luz daquele ponto chegue até nós, logo o Universo Observável é até aonde a luz teve tempo de chegar desde o Big Bang, até o observador.
Estima-se que o universo observável e o universo total são equivalentes a um vírus da AIDS e o Sistema Solar, proporcionalmente. Se existem quase 10 mil estrelas no universo observável para cada grão de areia na Terra, imagine no universo inteiro?
5 - Buracos negros são tão densos que uma esfera de raio 0,889 cm teria a mesma massa que toda a Terra
Mas como se formam? Resumidamente buraco negro é um dos três possíveis desfechos para as estrelas. Estes desfechos acontecem de acordo com a massa de uma estrela e eles são, em ordem para o mais massivo: anã branca, estrela de nêutrons e buraco negro, estes dois últimos são formados com a compressão nuclear provocada pela forte gravidade presente. O núcleo que restou da estrela é comprimido e seus elementos perdem suas características de carga, os elétrons de cada átomo são empurrados para o núcleo, que encontram o núcleo. Os prótons e elétrons unidos se convertem em um nêutron! Assim se formam as estrelas de nêutrons.
Se você é bom observador, percebeu que agora o raio dos elementos diminuiu, já não existe mais aquela distância entre o núcleo e a eletrosfera, ou seja a matéria passa ocupar bilhões de vezes menos espaço, ficando extremamente densa. Mas você são feitos nêutrons? Eles são constituídos por três quarks que interagem entre si, distantes entre si. E se essa distância também sumisse, os quarks fossem unidos? Aí surge um buraco negro, que é ainda mais denso.
Fazendo os cálculos, toda massa da Terra comportada em um corpo com essa densidade, teria cerca do volume de uma bola de gude, louco não?
Se tiver alguma sugestão sobre esse outro assunto, comente aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário